terça-feira, 20 de junho de 2017

Conservatório de MPB realiza semana com diversas atrações





O Conservatório de MPB de Curitiba promove nesta semana três atrações voltadas à música popular brasileira. Às 17h, na terça-feira (20), a Roda de Samba recebe o interprete Júlio da Mocidade; na quinta-feira (22), no mesmo horário, a tradicional Roda de Choro convida a flautista e compositora Mariana Zanette; e sábado (24), ao meio-dia, a Orquestra À Base de Corda finaliza em sua última apresentação o projeto Chiquinha Gonzaga. Todos os eventos são gratuitos e acontecem na Praça Jacob do Bandolim.

Roda de Samba - Comandada pelos professores de Prática de Samba Luis Rolim e Gustavo Moro e participação dos alunos, a Roda de Samba deste mês acontece na terça-feira (20) às 17h, com o convidado Júlio Mocidade. O evento tem o objetivo de resgatar as histórias do samba, falar do Brasil, e apresentar compositores de samba de Curitiba.
Júlio Mocidade começou a cantar nos anos 70 em grupos de samba e conjuntos de baile de Curitiba. Trabalhou nas orquestras "Frenesi" e "Beppi e seus solistas". Apresentou-se no lendário programa do Mário Vendramel. Cantou em casas noturnas da cidade como Mustacchi, Clube Um, Guelise e Carreteiro. Atualmente canta na escola de samba de Curitiba, Mocidade Azul.

Roda de choro - A tradicional Roda de Choro, realizada semanalmente desde 2003, reúne músicos e o público interessado no chorinho, um dos gêneros musicais mais tradicionais da MPB. Neste ano, uma vez por mês um convidado é chamado para incrementar os encontros. Nesta quinta-feira (22), às 17h, a flautista e compositora Mariana Zanette participa da Roda.
Mariana Zanette atua como flautista, saxofonista, compositora e arranjadora no quarteto Rosa Flô, trabalha também desde 2010 no grupo Rosa Armorial e na orquestra do grupo folclórico Wisla. Há dez anos está como flautista no grupo Os Batuqueiros, sendo o repertório dedicado ao samba. Ministra aulas particulares de flauta transversal e teoria musical e trabalha como compositora e sonoplasta nos espetáculos teatrais realizados pela Santa Produção.

Chiquinha Gonzaga - A Orquestra À Base de Corda, dirigida pelo maestro João Egashira, encerra série de concertos em memória da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), no próximo sábado (24), ao meio-dia. O projeto apresentou os principais sucessos da compositora que teve papel fundamental na identidade da música brasileira.
No concerto serão apresentadas composições como “Atraente”, “Gaúcho” e “Lua Branca”. A série de concerto é dedicada ainda à memória de Wilson Moreira, bandolinista e compositor do Conjunto “Choro e Seresta”, falecido no último 27 de fevereiro. Duas obras do autor também fazem parte do repertório do concerto: “Crepúsculo” e “Saindo à francesa”.

Serviço:
Evento: Roda de Samba
Com Luis Rolim e Gustavo Moro
Convidado especial: Júlio Mocidade (Escola de Samba Mocidade Azul)
Data: 20 junho de 2017 (terça-feira)
Horário: 17h às 19h
Local: Conservatório de MPB
Entrada franca

Evento: Roda de Choro
Data: 22 junho de 2017 (quinta-feira) – convidada especial Marcela Zanette(flauta)
Horário: 17h
Local: Conservatório de MPB
Entrada franca

Evento: Orquestra À Base de Corda apresenta Chiquinha Gonzaga
Dia: 24 de junho de junho de 2017 (sábado)
Horário: 12h
Local: Conservatório de MPB.
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário