terça-feira, 20 de junho de 2017

A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA VOZ DE VIRGÍNIA RODRIGUES NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Turnê comemorativa celebra os 20 anos de carreira da artista baiana

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de junho a 2 de julho, 20 anos de carreira - Virgínia Rodrigues, show que celebra a trajetória da cantora baiana que é considerada pela crítica musical uma das melhores vozes da atualidade. Em Curitiba, ela apresenta seu mais recente trabalho Mama Kalunga.

Conhecida por sua sofisticação musical, Virgínia alia o despojamento à intensa energia de palco para cantar a música popular brasileira. Ganhou o prêmio de melhor cantora no 27º Prêmio da Música Brasileira, em 2016, quando Mama Kalunga foi indicado como melhor disco. Ela promete emocionar a plateia com seu canto poderoso e aveludado, falando de seu povo e de sua religião: Mama Kalunga reverencia a cultura africana.

O show também faz um apanhado de canções que fizeram sucesso em sua voz ao longo de duas décadas de trajetória na música, desde quando foi descoberta por Caetano Veloso e lançou seu primeiro álbum Sol Negro.

O repertório reúne composições de criadores negros de gerações e lugares distintos: a partir de visita a Abigail Moura, passa por compositores como Geraldo Filme, Moacir Santos, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Roberto Mendes, Nizaldo Costa e Ederaldo Gentil, até chegar aos contemporâneos Gilson Nascimento e Tiganá Santana.

Uma das cantoras mais respeitadas no circuito de festivais internacionais de Jazz e World Music, a artista esteve em turnê na França e Marrocos em 2016 e fará turnê nos Estados Unidos e Europa entre 2017 e 2018.

Os músicos de Virgínia

No palco, Virgínia Rodrigues será acompanhada pelos violões de Leonardo Mendes e Bernardo Bosisio, violoncelo de Iura Ranevsky, que assina a direção musical, e pelos tambores de Marco Lobo.

Bernardo Bosisio atua nas bandas de Jorge Vercilo e Katia B. Em sua fase jazzista, tocou com o virtuoso baixista Nico Assumpção. Integra o grupo “Paraphernalia”, com participação em vários eventos internacionais.

Léo Mendes é arranjador e produtor musical de trilhas sonoras. Já acompanhou Paula Lima, Daniela Mercury, Roberto Mendes, Riachão, Jair Rodrigues, Mariene de Castro, dentre outros.

Marco Lobo é considerado um dos maiores percussionista brasileiros. Gravou e tocou com artistas como Milton Nascimento e Billy Cobham e participou de turnês internacionais.

Iura Ranevsky foi o primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira, da Orquestra do Theatro Municipal e da Orquestra da Rádio MEC. Tocou com Gal Costa, Fafá de Belém, dentre outros. Integra o grupo Cia das Cordas e leciona na UF


Serviço
Música: 20 anos de carreira – Virgínia Rodrigues
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 30 de junho a 2 de julho de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 24 de junho (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário