terça-feira, 4 de outubro de 2016

NONATO LUIZ VEM DO CEARÁ À CAIXA CULTURAL CURITIBA PARA RARA APRESENTAÇÃO NA CIDADE

 
Exibição do reconhecido e premiado artista será uma oportunidade para os amantes do violão
 

 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração da Série Solo Música, o violonista cearense Nonato Luiz, no dia 11 de outubro. No recital, versões de clássicos do Nordeste e obras próprias.
 
Apesar de ser um dos mais prestigiados violonistas de música popular do país, Nonato raramente se apresenta no Sul. “Assim como os violonistas do Sul pouco se apresentam no Nordeste. Por isso, as obras compostas por esses músicos têm divulgação menor do que merecem. Esta é uma rara oportunidade para o público”, declara o curador e programador da Série, Alvaro Collaço.
 
Com mais de uma centena de composições, o repertório de Nonato Luiz contempla desde gêneros e estilos universais, como valsas, choros, minuetos, estrangeiros, como o blues e flamenco, e os tipicamente nordestinos, como o baião, o xote e o frevo.
 
Seu primeiro álbum foi lançado em 1980. Sua discografia é composta por mais de 30 discos gravados, na sua maioria autorais, nos quais Nonato apresenta-se como solista de suas peças. Há também parcerias com letristas como Abel Silva, Fausto Nilo, Sérgio Natureza e Capinam. Nonato Luiz já se apresentou ou gravou ao lado de instrumentistas consagrados como Turíbio Santos, Darcy Villa Verde, Paco de Lucia, Pedro Soler, Radamés Gnattali, Tulio Mourão, Egberto Gismonti, Dominguinhos, além de artistas como Nara Leão, Fagner, Chico Buarque, Zélia Duncan, Ed Mota, Amelinha dentre outros.
 
Entre os prêmios que recebeu, um Prêmio Sharp de Música, com a canção Baião da Rua, composta em parceria com Fausto Nilo. É ainda um dos privilegiados brasileiros a lançar na Europa um livro de partituras com suas composições, além de cinco outros, editados no Brasil.
 
Collaço explica que o violão é, ao lado da viola caipira, instrumento fundamental na criação da identidade musical brasileira. “Se a viola traz o universo rural, o violão é por essência o das cidades. Daí um recital como o de Nonato ser fundamental em uma Série que visa a diversidade e diminuir distâncias culturais”, explica Collaço.
 
 
Serviço
Música: Série Solo Música – Nonato Luiz
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 11 de outubro de 2016
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 8 de outubro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário