terça-feira, 3 de maio de 2016

SpokFrevo Orquestra faz show na Boca Maldita





            A orquestra pernambucana SpokFrevo, uma big band que mistura frevo e jazz, é a próxima atração do programa Cultura na Rua, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. A SpokFrevo faz uma apresentação gratuita no próximo sábado (7), às 13h, na Boca Maldita, com patrocínio da Petrobras. Conhecida internacionalmente, a orquestra está percorrendo diversas capitais para lançar o seu terceiro álbum, “Frevo Sanfonado”.
            O conjunto de 17 integrantes avança sobre a experimentação e o universo da música popular, renovando mais uma vez o frevo, gênero musical e de dança nascido no Recife há mais de cem anos sob a tradição dos antigos carnavais. Pela sua originalidade, a big band pernambucana já se apresentou em vários eventos internacionais – Jazz at Lincoln Center de Nova York e Berklee College of Music, nos Estados Unidos (outubro/2014), Do Frevo ao Jazz com o trompetista Wynton Marsalis no Parque Dona Lindu, no Recife (abril/2015), Rock in Rio USA em Las Vegas (maio/2015) e turnê europeia pela Itália, Holanda e França (julho/2015).  

Metais e acordeão – Frevo Sanfonado, terceiro disco do grupo liderado pelo saxofonista, arranjador e diretor musical Inaldo Cavalcante de Albuquerque, conhecido popularmente como maestro Spok, transporta o som da orquestra de metais (saxofones, trompetes e trombones), percussão, baixo e guitarra para outro lugar totalmente inédito: o diálogo harmônico e melódico com o acordeão, a sanfona ou a gaita-ponto. O disco é fruto de contribuições, em sua maioria, de sanfoneiros e acordeonistas que compuseram frevos inspirados pelo trabalho da SpokFrevo.
“O disco confere uma nova roupagem à sonoridade do frevo ao utilizar um instrumento profundamente nordestino e fortemente pernambucano, que é a sanfona. Nele, os sanfoneiros e acordeonistas executam frevos compostos por eles mesmos”, explica o maestro Spok, pesquisador do frevo e entusiasta da preservação da cultura pernambucana. No disco, cada sanfoneiro atua também como solista, casando improvisações jazzísticas junto com os instrumentistas da orquestra.

Colaborações – O trabalho do grupo conta com colaborações oriundas de diferentes gerações e regiões do Brasil. O compositor e arranjador carioca Vitor Gonçalves, que atualmente mora em Nova York e já tocou com Hermeto Pascoal e Maria Bethânia, compôs “De Cazadero ao Recife”. O acordeonista gaúcho Renato Borghetti participa como solista e compositor na faixa “Frevaricação”. Talentos pernambucanos e nordestinos também marcam participação no disco, como o saudoso sanfoneiro pernambucano mestre Camarão, falecido em abril de 2015.
O show em Curitiba é realizado pela Jaraguá Produções, com produção local da Santa Produção e apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Cia da Impressão.

            Serviço:
Show da SpokFrevo Orquestra
Local: Boca Maldita - Avenida Luiz Xavier, s/nº, Centro
Data e horário: 7 de maio de 2016 (sábado), às 13h
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário