terça-feira, 12 de abril de 2016

Grandes mestres italianos em concerto da Camerata Antiqua de Curitiba


A influência italiana na música sacra barroca será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba, na sexta-feira (15) às 20h e no sábado (16) às 18h30, na Capela Santa Maria. O Programa intitulado Itália Magna tem como regente o flautista Rodrigo Caveyra, e execução de obras dos compositores Giovanni Giorgi, Giovanni Battista Cocciola, Hieronymus Praetorius e Francesco Durante.

O início do período barroco é marcado por uma série de transformações na música ocidental, explica o maestro sobre a escolha do repertório. “Italia Magna é um programa que apresenta grandes mestres italianos pouco conhecidos atualmente, mas cuja influência foi determinante para moldar a evolução da música barroca na Europa. Nesta época ainda, no qual mestres italianos são convidados por importantes cortes europeias para ocupar os mais altos cargos”, afirma.

Caveyra é brasileiro residente na França, membro do conjunto Cappella Mediterranea, dirigido por Leonardo García Alarcón, com quem se apresentou em alguns dos locais mais importantes e salas de concerto da Europa, bem como realizou gravações para selos como: Ricercar, Harmonia Mundi France, Ambronay Editions, Radio France Musique, Mezzo, e Bayerische Rundfunk, para citar apenas alguns. Além disso, e com o mesmo conjunto, ele fez parte na produção "Sogno Barocco" com a mezzosoprano Anne Sofie von Otter em Paris e no Festival d'Ambronay.

Pré-concerto

Nesta temporada de 2016 da Camerata Antiqua de Curitiba, o pré-concerto começa a ser divulgado via redes sociais da Capela Santa Maria e Fundação Cultural de Curitiba, na semana do espetáculo, e no dia retransmitido ao público antes do concerto. Para este concerto Marco Aurélio Koentopp compositor, arranjador, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná nas disciplinas de Harmonia, Arranjos, Orquestração e Instrumentação e doutorando na UFRGS em Composição Musical apresenta a explanação sobre o programa.

Serviço:
CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA apresenta ITÁLIA MAGNA
Regência Rodrigo Calveyra (Brasil/França) 
Palestrante Marco Aurélio Koentopp (Paraná) 
Dia 15 às 20h e 16 às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural

PROGRAMA 
Itália Magna – A Influência Italiana na Música Sacra Barroca
Giovanni Giorgi (nasc. fim do séc. 17 início do séc. 18, morte 1762) 
Messe a due Cori tutti piena
Giovanni Battista Cocciola (nascimento por volta de 1610,1620, morte ?) 
Deus, Deus Meus 
Jubilate, Deo
Hieronymus Praetorius (1560 – 1629) 
Quam pulchra es, amica mea 
Tota pulchra es
Francesco Durante (1684 – 1755) 
Magnificat

Nenhum comentário:

Postar um comentário