quinta-feira, 1 de outubro de 2015

GLÓRIA BOMFIM TRAZ SEU CANTO PRIMITIVO À CAIXA CULTURAL CURITIBA




Cantora baiana faz show no dia 06 de outubro como parte da programação do Samba de Bamba


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro do projeto Samba de Bamba, o show da cantora baiana Glória Bomfim. Ela se apresenta no dia 06 de outubro, terça-feira, com o repertório do seu segundo álbum Anel de aço.

O trabalho, lançado em 2011, versa sobre temas do candomblé em 14 faixas compostas por Paulo César Pinheiro –  seu grande entusiasta. O potente canto primitivo de Glória é comparado ao de Clementina de Jesus e sua obra dá continuidade a uma vertente pouco divulgada da cultura brasileira – a música de santo.

O álbum ganhou relançamento do selo Quitanda, de Maria Bethânia. A palma da palmeiraBambueiro,Cavalo de santoSenhor da justiçaGameleira branca e Encanteria são algumas das canções reunidas no repertório.

A cantora ganhou o concurso Novos Bambas do Velho Samba (categoria Melhor Intérprete - 2013) promovido pelo bar Carioca da Gema, na Lapa, tradicional reduto boêmio do Rio de Janeiro. Com frequência, realiza shows no eixo Rio-SP

História de cinema
A trajetória da baiana é comovente e cinematográfica. Nascida em Areal, um pequeno povoado no interior da Bahia, em 1957, Glória era requisitada desde menina para cantar em festas de casamento e batizados. O destino acabou fazendo com que ela fosse para o Rio de Janeiro aos 14 anos.

Na década de 1980, frequentou as rodas de samba na quadra da Portela, onde, a pedidos de Mestre Marçal, sempre interpretava sambas de João Nogueira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro – para quem começou a trabalhar como cozinheira. Não demorou para que fosse incentivada a trilhar a carreira musical.

Samba de Bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome, que Browne comanda há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.

Serviço:
Música: Samba de Bamba apresenta Glória Bomfim
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 06 de outubro de 2015, terça-feira
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 03 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário