segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Regionais oferecem cursos gratuitos de técnica vocal e canto coral





A Fundação Cultural de Curitiba oferece oficinas gratuitas de técnica vocal e práticas de coral, pelo projeto "Nosso Canto" na Regional Boqueirão. Neste segundo semestre, esta iniciativa irá expandir para as regionais de Santa Felicidade, Pinheirinho e Boa Vista, que voltam a oferecer as aulas com professores do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e supervisão da regente Mara Campos de São Paulo.
Na Regional Boqueirão o projeto ganhou vida, com cerca de 3 mil alunos assistidos nestes 14 anos, hoje o “Nosso Canto” é integrado a diversas organizações da comunidade. Semanalmente são realizadas apresentações em igrejas, aulas em clinicas de saúde, hospitais psiquiátricos e a dependentes químicos.

O idealizador do projeto e orientador da regional, Eli Siliprandi, explica que as aulas servem para educação musical, mas também para descobrir novos talentos. “Muitos alunos que passaram por aqui se encontram na música, e continuam seus estudos na área”, conta Eli.

São várias as melhorias que o ensino de canto coral proporciona, explica o orientador da regional Pinheirinho Sidney Gomes, “nas aulas trabalhamos muito a construção coletiva, ´eum momento em que o indivíduo se vê como parte de algo maior. Também estimulamos a troca de conhecimento musical, possibilitando através da história, acesso a músicas que não chegariam ao aluno de outra forma”, conta Sidney.

Outro ponto ressaltado pelo Fernando Klemann, orientador da Regional Santa Felicidade, foi a adesão da família ao curso. “Normalmente a mãe vem sozinha e logo traz os filhos e o marido para fazer o curso também, isso gera uma interação e união familiar incrível. É muito interessante! ”, observa Fernando.

Os participantes da oficina de técnica vocal terão aulas sobre fisiologia da voz, impostação e dicção, entre outros assuntos. Já nas práticas de coral, será trabalhado um repertório específico para grupos vocais, com vários gêneros musicais.
Para participar do grupo não é necessário ser cantor profissional. As inscrições são aceitas durante todo o ano para novos integrantes. Veja a relação das oficinas de técnica vocal e canto coral do Projeto Nosso Canto, que estão distribuídas pelas Regionais:

REGIONAL BOA VISTA
Datas e horários
Toda segunda-feira e terça-feira, às 19h às 21h
Orientador: Alexandre Mousquer
Local: Parque São Lourenço (Matheus Leme, 4700) 
Mais informações: (41) 3313-7191

REGIONAL BOQUEIRÃO
Datas e horários
Toda segunda-feira e quinta-feira, às 19h às 21h
Orientador: Eli Pereira da Silva
Local: Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
Mais informações: (41) 3313-5516
REGIONAL PINHEIRINHO
Datas e horários
Toda segunda-feira e terça-feira, 19h30 às 21h30
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033, Capão Raso)
Orientador: Sidney Gomes 
Contato: (41) 3313-5421

REGIONAL SANTA FELICIDADE
Datas e horários
Toda segunda-feira e quinta-feira, das 19h30 às 21h30
Orientador: Fernando Klemann
Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)
Contato: (41) 3374-5018

Nenhum comentário:

Postar um comentário