sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ensemble do Coro Feminino da Camerata se apresenta neste domingo




As vozes femininas da Camerata Antiqua de Curitiba se preparam para uma apresentação especial neste próximo domingo (30), às 18h30. O concerto que acontece na Capela Santa Maria é o último ensemble dos vocais deste ano e tem o acompanhamento do harpista Hélio Leite e de Clenice Ortigara, ao piano.

O projeto dos ensembles faz parte de uma série especial que acontece na temporada de 2015 da Camerata. Além da subdivisão do grupo para apresentar repertórios clássicos compostos para formações menores, estes concertos ainda contam com um valor e um horário mais acessível. “A ideia é explorar o talento individual dos músicos e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara, possibilitando novos públicos”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba.

O programa transita poeticamente por alguns aspectos da vida no que diz respeito à natureza, o ser humano e suas vivências. Para isso, composições do inglês Gustav Theodore Holst (1874 – 1934) abrem o concerto, fazendo as vozes do coro feminino em harmonia com a harpa apoiarem o canto suave de "Hymn to the Dawn", a assinatura de tempo incomum que é empregada em "Hymn to the Waters" e a delicadeza de "Hymn to Vena”.
Destaque ainda para a obra escolhida para finalizar a apresentação, a intensa "Apocalipse" ou Revelation de Z. Randall Stroope. A obra é um trabalho dramático que anuncia uma seqüência de eventos com base no texto do Apocalipse, o último livro da Bíblia cristã. Também são esperadas obras de Villa-Lobos Heitor (1887-1959), Llibre Vermell de Montserrat (século XIV), Daniel E. Gawthrop (1949), Francis Poulenc(1899-1963), entre outros.

Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Ensemble Vocal Feminino
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: 30 de agosto de 2015 (domingo), às 18h30
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário