sexta-feira, 19 de junho de 2015

VIOLÃO FLAMENCO COM TOQUE BRASILEIRO É ATRAÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Radicado na Espanha há quase 30 anos, paranaense David Tavares apresenta-se, no dia 23 de junho, pela Série Solo Música

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 23 de junho (terça-feira), o concerto de violão flamenco de David Tavares. Radicado na Espanha e especialista no instrumento, o paranaense integra a programação da Série Solo Música.

Nascido em Guarapuava, Tavares deixou o Brasil, em 1987, rumo a Madrid, capital espanhola, para estudar violão flamenco. Tendo Paco de Lucia (1947-2014) como principal referência, a intenção dele era dominar o gênero musical que havia se tornado sua paixão. Quase três décadas depois, David continua residindo na capital espanhola e traz em sua música algo que o flamenco conquistou após a atuação de Paco: tornou-se linguagem universal.

O flamenco é música, canto e dança e tem origem nas culturas cigana e mourisca, principalmente da região da Andaluzia, na Espanha. É um dos símbolos da cultura espanhola e, em 16 de novembro de 2010, tornou-se patrimônio imaterial da humanidade. Em termos musicais, sua explosão mundial teve seu estopim com os discos de Paco de Lucia, ícone do gênero desde a segunda metade dos anos 1960.

No recital, Tavares faz uma homenagem ao violão flamenco dos séculos 20 e 21 e traz obras de compositores do calibre de Paco de Lucia Estevan de San Lucar (1910-1989), Mario Escudero (1928-2004) e Salvador Gutierrez (1970). O show também incluirá composições próprias e de autores brasileiros como Murillo da Rós e Fernando Deghi. O programa passeará por ritmos diversos que formam o flamenco, entre eles a granaína, o soleares, a buleria e a alegria.

Um brasileiro em Madrid
David Tavares nasceu em Guarapuava, interior do Paraná. Estudou violão com Valdomiro Prodóssimo em Curitiba e, em 1987, viajou a Madrid para estudar violão flamenco com Oscar Herrero, que mais tarde o convidou para participar das suas turnês. Desde então, tem participado em várias turnês e gravações de artistas como Diego el Cigala, Pasión Vega, Carmen Linares, Pastora Soler, Victoria Abril, Carlos Cano, Azucar Moreno e Joaquin Cortes. Subiu ao palco, também, para acompanhar Jorge Benjor, Maria Creuza, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e Armandinho Macedo em shows na Espanha.

O violonista participou de festivais importantes, entre eles o Yamaha Music Quest (Japão), Womad (Caceres), Cannes Guitarre Pasión (França), Festival de Guitarra de Córdoba, Festival de Guitarra de Rabat (Marrocos) e Percpan (Salvador). Trabalhou como produtor musical em discos de vários artistas como Corto García, Beatrice Binotti, Paul Velmore y Fernando Cea e Eliza Borges. Em 2002, lançou o primeiro disco, Un brasileño en Madrid,com a participação de vários artistas de flamenco. Três anos depois, foi a vez do DVD gravado em concerto ao vivo no Palácio Real de Madrid. Seu mais recente álbum, Un toque de color, é recheado por uma trabalho autoral que mescla as músicas brasileira e flamenca


Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta David Tavares (violão flamenco)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280Centro
Data: 23 de junho de 2015 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: vendas a partir de 20 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20hDomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário