quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ensemble de Cordas da Camerata se apresenta com o clarinetista da Osesp






Obras conhecidas dos alemães Johannes Brahms e Carl Maria Von Weber fazem parte do programa da Capela Santa Maria para este final de semana. A apresentação do Ensemble de Cordas da Camerata de Curitiba em conjunto com o clarinetista convidado Ovanir Buosi mantém a formação tradicional das composições. O concerto acontece neste domingo (07), às 18h30.
A primeira parte do concerto é dedicada à obra de Brahms, de 1891, com os seus quatro movimentos:  Allegretto, Adagio, Andantino e Finale: Con Moto, este construído sobre uma série de variações. Na segunda parte está o Quinteto para clarinete e cordas em Si bemol maior Op.34 de Weber, obra que se manteve firme e regular no repertório corrente do autor, formada pela presença do clarinete e quarteto de cordas clássico.
Junto à Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) desde 1997, o clarinetista Ovanir Buosi ocupa a cadeira de 1º Clarinete Solista. Mais recentemente fez a estreia brasileira do Concerto para Clarinete do compositor americano John Corigliano, performance que lhe rendeu positivas críticas e foi escolhida como um dos destaques do ano de 2007 pela revista Concerto. Também atuou como solista frente a orquestras como a Southbank Sinfonia de Londres, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Santo André, Sinfônica de Campinas e a Filarmônica de Minas Gerais.
A apresentação do Ensemble de Cordas da Camerata de Curitiba é precedida por uma palestra do regente titular da Opus Orquestra Filarmônica Estudantil e da Orquestra Spalla, William Hegenberg, que repassará ao público informações sobre as obras e os compositores. O pré-concerto tem início 45 minutos antes do espetáculo.

Serviço:
Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba com o clarinetista Ovanir Buosi.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data e horário: 7 de junho de 2015 (domingo), às 18h30, e pré-concerto às 17h45. Palestrante: William Hegenberg
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

PROGRAMA

Johannes Brahms (1833-1897)
Quinteto para clarinete e cordas em Si menor Op.115
- Allegretto
- Adagio
- Andantino
- Finale: con moto

Carl Maria von Weber (1786-1826)
Quinteto para clarinete e cordas em Si bemol maior Op.34
- Allegro
- Adagio ma non tropo
- Capriccio presto, o Menuet
- Finale

Nenhum comentário:

Postar um comentário