terça-feira, 9 de junho de 2015

Capela Santa Maria recebe apresentação de rara ópera alemã




De sexta-feira a domingo (12 a 14), os amantes da ópera poderão prestigiar uma encenação rara em no palco da Capela Santa Maria, a obra ‘A bela e fiel Ariadne – Die schöne und getreue Ariadne’, escrita por Johann Georg Conradi e lança em 1691 no teatro de ópera de Hamburgo com enorme sucesso.

A ópera conta a trajetória da heroína grega Ariadne, filha do soberano de Creta, Minos, e de Pasifê. Ariadne é apaixonada por Teseu, um rei ateniense, que se entrega por vontade própria ao monstro Minotauro, um ser meio homem, meio touro, que mora no labirinto edificado por Dédalos. Ariadne oferece ao seu suposto amado o famoso fio de Ariadne, que o guiaria de volta do perigoso labirinto do qual ninguém encontra o caminho de retorno. Teseu retorna triunfante, mas resolve fugir com Fedra, irmã de Ariadne, pela qual nutria uma paixão secreta desde sempre.

Realizada com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, a encenação da ópera barroca ‘Ariadne’ parte de um conceito moderno que aproxima a história grega do público, ressaltando ao mesmo tempo a exuberância barroca com suas fortes emoções, sem cair em estereótipos ou déjà-vus.
A produção conta com orquestra, coro, solistas e bailarinos oriundos do sul do Brasil e a participação especial do coro infantil ‘Gato na Tuba’ no dia 12 de junho, quando será a vez da récita especial para crianças.
Serviço:
A bela e fiel Ariadne – Die schöne und getreue Ariadne (1691)
Récita para crianças: 12 de junho às 14h30 (part. esp. coro infantil GATO NA TUBA)
Apresentações: 13 e 14 às 19h
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 (Centro)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Ficha Técnica
Música de Johann Georg Conradi (1645-1699), com libreto de Christian Heinrich Postel (1658-1705).
Direção musical: Diego Schuck Biasibetti
Direção geral: Lucia Becker Carpena e Silvana Scarinci
Direção cênica: Camila Bauer
Figurinos: Gustavo Krelling
Solistas: Marcia Kaiser, Marcos Liesenberg, Daniele Oliveira, Thiago Montero, Viviane Kubo, Sidney Gomes, Ariadne Melchioretto, Ana Luisa Vargas e outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário