quinta-feira, 21 de maio de 2015

Concerto de canções românticas reúne vozes masculinas da Camerata



            O grupo vocal masculino da Camerata Antiqua de Curitiba preparou um concerto especial para o próximo domingo (24), dedicado a compositores do período Romântico. A apresentação, intitulada “Fragmentos de um discurso amoroso”, é baseada em poemas de autores alemães e o título faz referência a um dos textos, de autoria de Roland Barthes. A apresentação, às 18h30, na Capela Santa Maria, tem regência da maestrina Mara Campos e acompanhamento da pianista Clenice Ortigara.
            O programa é formado por composições românticas de Franz Schubert (1797-1828) e Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847), e poemas de Johann Wolfgang von Goethe (1749 -1832), Joseph Freiherr von Eichendorff (1788 -1857), Heinrich Heine (1797-1856), Friedrich Schiller (1759 -1805), Franz Grillparzer (1791-1872), Johann Gabriel Seidl (1804-1875) e Roland Barthes (1915 -1980). Finaliza de uma forma inesperada, com a obra brasileira “O Cantador”, de Nelson Motta (1944) e Dori Caymmi (1943). “A inserção desta obra é um encerramento de programa diferente, mas que faz sentido depois de uma rica e envolvente exposição musical da cultura alemã”, explica a maestrina.
            No texto do programa, o grupo esclarece a opção por esse modelo de concerto, denominado “Lied” em alemão. “Lied” significa canção, mas como forma musical tem uma acepção mais concreta: é uma canção para voz solista com acompanhamento de piano, cuja música é composta baseando-se em um poema. Dessa maneira, consegue-se a íntima união entre o texto e a música.
            Franz Schubert foi o verdadeiro criador do Lied romântico. Sua obra esteve marcada pelos movimentos literários românticos, o lirismo e a exaltação do folclore alemão. Pôs música em textos dos poetas Schiller e Goethe, entre outros. Seus temas prediletos eram o amor, a morte e a natureza. Compôs mais de seiscentos lieder (o termo “lied” no plural), que estão entre os melhores da produção romântica. Já Mendelssohn, compositor do início do período romântico, tem aproximadamente cerca de cem lieder no catálogo de suas obras.
            Antes do concerto, o músico Flávio Stein fará uma breve palestra com mais informações sobre o programa. A própria regente Mara Campos e o cantor José Brazil farão a narração da versão traduzida de alguns textos que integram o espetáculo.
Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Ensemble Vocal Masculino
“Fragmentos de um discurso amoroso”
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultura – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: 24 de maio de 2015 (domingo), às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário