terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O CANTO DE RENATA ROSA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Cantora radicada em Pernambuco encerra  edição 2014 da Série Solo Música com show que inclui rabeca e percussão 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 9 de dezembro, às 20 horas, show da cantora, compositora, rabequeira e percussionista Renata Rosa, última atração da Série Solo Música deste ano. Na segunda-feira, 08 de dezembro, às 15 horas, ela ministra um workshop de canto, com entrada livre, aberto ao público em geral.
A cantora paulistana, radicada em Pernambuco, explica que o solo criado especialmente para a apresentação é formado por um universo de encontros poéticos. “As composições e improvisações têm em sua base uma influência forte da cultural popular: a linguagem poética e musical dos cocos, cirandas, cantos de trabalho, Jurema, polifonias vocais caboclas estão em franco diálogo com a inspiração que encontro em canções do médio-oriente e na música clássica”, explica. 
A cantora:
Nascida em São Paulo, Renata Rosa descobriu sua linguagem musical na adolescência, ao se mudar para Recife. Ali, apaixonou-se pela música tradicional pernambucana e o som da rabeca de Luiz Paixão, que se tornaria seu mestre. O canto sinuoso e polifônico dos índios do Baixo São Francisco, o universo poético-musical da Mata Norte de Pernambuco e o interesse pela música do Norte da África, do Oriente Médio e da Península Ibérica compõem o mosaico de referências.
Seu disco de estreia, Zunido da Mata, recebeu prêmios como o Choc de L’Année, do Le Monde de la Musique, e críticas favoráveis nas publicações francesas Coup de Couer, Bravo!  e 5 Etoiles. Por Mantos dos Sonhos, o segundo disco, recebeu o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora Regional. Desde 2003, Renata Rosa realizou mais de 190 concertos na Europa, com destaque para sua apresentação no Museu do Louvre, Théâtre de la Ville e Théâtre des Bouffes du Nord (Paris) e Sala Flagey da Filarmônica de Bruxelas. Em 2014, além de nova turnê pela França, dividiu palco com Emily Loizeau, no MIMO 2014, em Olinda, Pernambuco. 
Renata Rosa também realiza trabalhos como atriz, entre eles, pode-se citar o papel da protagonista Maria Safira, na minissérie A Pedra do Reino, da TV Globo (2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Serviço:
Show: Série Solo Música – Renata Rosa
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 09 de dezembro de 2014 (terça-feira)
Horário: às 20h
Ingressos: Vendas a partir de 06 de dezembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 
Workshop com Renata Rosa
Local: auditório da CAIXA Cultural Curitiba
Data: 08 de dezembro
Horário: 15h
Ingressos: entrada franca (ingressos serão distribuídos meia hora antes do evento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário