segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Premiada internacionalmente, cantora lírica brasileira retorna a Curitiba




Gabriela Di Laccio traz repertório barroco à Capela Santa Maria acompanhada por cravo, teorba e violoncelo
A soprano gaúcha Gabriela Di Laccio mora em Londres desde 2001 e no ano passado foi contemplada com o prêmio Artista Clássica do Ano, da Air Europa Lukas Awards, no Reino Unido. Ela vem a Curitiba para duas apresentações, nos dias 12 e 13 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria. O público poderá acompanhar também um ensaio aberto às 15h do dia 11 de novembro.

O concerto "Drama - O afeto necessário do barroco" tem em seu repertório árias e lamentos dos compositores Barbara Strozzi, Girolamo Frescobaldi, Giulio Caccini, Giovanni Felice Sances, Claudio Monteverdi, Jean-Baptiste Lully, Marc-Antoine Charpentier e Henry Purcell. No palco, Gabriela é acompanhada por Fernando Cordella no cravo, Thomas Jucksch no violoncelo barroco e Guilherme de Camargo na guitarra barroca e teorba.

"Este projeto tem como objetivo explorar a importância da 'doutrina dos afetos' na música barroca: o conceito de que uma ideia musical não era somente uma representação de um afeto, mas sim a sua verdadeira materialização", explica Gabriela. O objetivo é explorar o drama individual vivido nas árias apresentadas, costuradas com a bela poesia de Petrarca. "Os estados emocionais de cada personagem são representados no seu sentido mais intenso, retratando as diferentes emoções e dilemas numa trajetória musical", completa a soprano.

Trajetória

Gabriela Di Laccio graduou-se em canto lírico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ainda no Brasil, foi integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, tendo se apresentado como solista em diversos concertos. Recebeu do Governo do Paraná bolsa de estudos para aperfeiçoar seus estudos com a soprano Jennifer Smith, no Royal College of Music of London. Com importantes concertos em seu currículo, ganhou também os prêmios Peter Pears e Richard III na categoria performance.

Radicada em Londres desde 2001, Gabriela Di Laccio mostra que a música pode e deve estar ao alcance de todos. A expressividade do seu canto, sua forte presença de palco e generosidade como artista transcendem as fronteiras tradicionais da música erudita. A cantora apresenta performances que combinam música, poesia, iluminação e teatro, oferecendo a seu público uma experiência única.

A gaúcha é também a fundadora da Bravo Brazil, uma instituição que arrecada fundos para apoiar iniciativas brasileiras que, pela educação musical gratuita, auxiliem crianças em situações de risco. O projeto conta com Adriana Calcanhotto como patrona.

Serviço:"Drama - O afeto necessário do barroco", com a soprano Gabriela Di Laccio
12 e 13 de novembro (quarta e quinta), 20h
R$ 30 e R$ 15
11 de novembro (terça), ensaio aberto às 15h (entrada gratuita)
Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário