segunda-feira, 3 de novembro de 2014

“Desejo Canibal” de Helena Sofia no Terça Brasileira



O programa Terça Brasileira, em sua edição desta terça-feira (4), leva ao Teatro do Paiol o show de lançamento do primeiro CD da cantora e compositora Helena Sofia, intitulado “Desejo Canibal”. Produzido de forma independente, o álbum reúne canções autorais sobre as diversas expressões do amor. O espetáculo, às 20h, conta com a participação do grupo “Música Perturbada Brasileira” – formado por Gladson Targa (baixo e efeitos eletrônicos), Leandro Superchinski (bateria) e Rafael Borba (guitarra) –, que com a inclusão de elementos eletrônicos, ruídos de máquinas e sons de cigarras provoca no ouvinte uma viagem musical e sensorial.
Curitibana, Helena Sofia iniciou seus estudo de música aos seis anos de idade, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), dominando piano, baixo e acordeom, além de ser cantora. Formou-se pela Faculdade de Artes do Paraná, tendo concluído o mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná, com dissertação sobre as parcerias entre o compositor Itamar Assumpção e a poeta Alice Ruiz. A artista integra a banda Sincopé e o grupo vocal Fuxico de Moça, também atuando como compositora há alguns anos.
As composições de Helena Sofia revelam influências dos compositores da Vanguarda Paulista, transitando por temas aparentemente ingênuos, que abordam o amor de forma bem-humorada. Palavras imprevisíveis em uma canção de amor são a marca registrada da compositora, que busca transmitir sentimentos de uma forma que fuja do óbvio.
“As músicas do CD falam de amor de um modo peculiar, com palavras que a gente não espera ouvir numa canção de amor. Tem amor inocente, paixão, obsessão, briga, sexo e os problemas mais complexos. Tem músicas muito doces, da paixão no auge, e outras mais amargas”, explica a compositora.
Essa forma de abordar o amor começa pela música tema, “Desejo Canibal”, que retrata a confusão entre o amor carnal e o desejo mais profundo, com uma boa dose de ironia. A canção mereceu um elogiado clipe, produzido pelo Studio8eMeio e disponível no Youtube.
Segundo Helena Sofia, “Desejo Canibal” teve como inspiração o conceito de Antropofagismo criado por Oswald de Andrade: "deglutir" o legado cultural europeu e "digeri-lo" sob a forma de uma arte tipicamente brasileira. No caso das composições, “devora-se” a produção autoral contemporânea, misturada ao som dos vanguardistas “malditos” – considerado indigesto durante os anos de 1980 –, para “digerir” e criar um som diferente daquele que o público está acostumado a ouvir. Dessa forma, as músicas mexem com a forma, o tempo e a melodia, tendo por objetivo causar algum estranhamento ao ouvinte. 

Serviço:
Programa Terça Brasileira com show de lançamento do CD “Desejo Canibal”, de Helena Sofia e grupo Música Perturbada Brasileira.
Data e horário: dia 4 de novembro de 2014 (terça-feira), às 20h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Classificação: livre
Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário