sexta-feira, 27 de julho de 2012

TIQUEQUÊ COMEMORA 10 ANOS DE CARREIRA E LANÇA O DVD INFANTIL TU TOCA O QUÊ?






O grupo de música mistura elementos das danças brasileiras,

das brincadeiras populares, da percussão corporal e do teatro

em trabalho dedicado ao universo infantil. Grupo apresenta pockets shows gratuitos.



O grupo Tiquequê comemora 10 anos de carreira com o lançamento de seu primeiro DVD “Tu Toca o Quê?”, gravado ao vivo durante uma apresentação no Teatro Alfa, em São Paulo.



São apresentados durante o show diversos arranjos musicais, combinando instrumentos tradicionais – violões, cavaquinhos, escaleta e vozes – com percussão corporal, baldes, caixas de CDs e outros objetos, mostrando às crianças que a criação musical pode se alimentar de diferentes fontes sonoras. O grupo traz elementos das danças brasileiras, das brincadeiras populares, da percussão corporal, do teatro e das histórias para fazer com que CAPA LADO72.jpg  “Tu Toca o Quê?” seja mais que um simples show de música. A riqueza visual do espetáculo é reforçada por um cenário interativo e tridimensional de tecidos coloridos sobrepostos que criam diferentes efeitos de luz. Nos buracos, os integrantes podem brincar de se esconder ou se revelar.



Há também momentos em que este mesmo cenário funciona como tela para a projeção de pequenos vídeos de animação, que dialogam com as músicas. Quatro caixas móveis são configuradas de várias maneiras para complementar as cenas, formando uma escada para um gigante, uma casa para um quati , um palco para pés-cantores.



Outro destaque do grupo é a inclusão no repertório de canções que à primeira vista não pertencem ao universo infantil. Canções esquecidas ou desconhecidas, antigas ou recentes são resgatadas pelo grupo, como “Nem Tudo” (Arnaldo Antunes), “Prato Fundo” (Noel Rosa) e Alô Alô, como Vai?” (Jorge Benjor); além de composições inéditas do próprio grupo, como “Quero Começar” (Wem), “ O Gigante” (Angelo Mundy) e “A Rosa e o Cravo” (Diana Tatit).



O grupo já se apresentou em diversas unidades do Sesc, em escolas de São Paulo, CEU, entre outros.



Toda esta energia do show ao vivo foi gravada e o DVD “Tu Toca o Quê?” chega às lojas no dia 10 de agosto  pela gravadora MCD. Para comemorar o lançamento, já estão agendados pockets shows gratuitos:


 


·       19/8 domingo das 16h às17h


na Livraria Saraiva do Morumbi


·       25/8 sábado, das 15 às 16h


na Livraria Cultura shopping Bourbon


·       26/8 domingo, das 16h às 17h,


na Fnac Pinheiros


·       01/9 sábado, das 16h ás 17h


Na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte


·       2/9 domingo, das 16h ás 17h


·       Na Livraria da Vila – Fradique Coutinho


 

Ficha Técnica

Direção e Produção: Tiquequê

Produção Executiva: Mara Zeyn

Figurino: Isabela Telles

Cenário: Renato Theobaldo

Caixas Cenário: Marcelo Jabu

Vídeos de animação: Gabriel Almeida

Adereços: Manoella Rotelli e Naya Sá

Duração: 35 minutos

Gravadora MCD

Preço: R$ 28,90

Previsão de chegada às lojas:  10 de Agosto

À venda nas melhores lojas e livrarias do país



www.tiqueque.com






Sobre o Grupo



O Tiquequê surgiu do encontro entre três primas que vinham de uma família cheia de artistas e um jovem músico.

Todos, desde pequenos, gostavam de cantar e de fazer teatro, e ao se dar conta de que o universo infantil era seu maior interesse em comum resolveram criar um grupo para trabalhar em festas. Pronto: o trabalho seria juntar um pouco de tudo que faz parte desse universo — música, dança, teatro, brincadeiras, histórias — e transformar certos elementos simples (como pequenos instrumentos inusitados, sons do corpo e de objetos do cotidiano, gestos, trechos de passos de dança...), em um espetáculo que pudesse comunicar muito com muito pouco.



A simplicidade, a perspectiva e a reação das crianças foram as principais organizadoras e diretoras das criações do grupo. E foi o que eles fizeram por 6 anos. Não só em festas, mas em eventos de escolas, teatros e espaços de convivência de SESCs. Então, uma das meninas foi morar fora do país por um tempo... E, justamente nesse momento, eles encontraram outro músico, que também gostava de crianças e de teatro! Perfeito! Seria um novo quarteto!

Passaram-se mais quatro anos, e eles criaram novos espetáculos, dessa vez com uma produção maior — novos cenários, novos figurinos, novas possibilidades. “Tu Toca o Quê?” e “Canta Outra” fi zeram temporadas de grande sucesso em São Paulo. E o Toc Patoc, aquele primeiro espetáculo do grupo, continuava a ser solicitado.



Hoje o grupo já conta com um CD, uma pequena linha de produtos artesanais — chapéus, camisetas, cadernos — relacionados a momentos e personagens de seus espetáculos.

Além do lançamento do DVD “Tu Toca o Quê?” um novo CD, totalmente autoral, já está em fase de pré-produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário