terça-feira, 24 de julho de 2012

Duo de violão e clarinete nos 40 anos do Teatro do Paiol






A caminhada musical do duo Alessandro Penezzi (violão) e Alexandre Ribeiro (clarinete) tem uma aguardada passagem por Curitiba, com apresentação agendada para o Teatro do Paiol, às 20h30 desta quarta-feira (25). O espetáculo é um dos destaques da programação comemorativa aos 40 anos do Teatro do Paiol, um dos símbolos culturais de Curitiba. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

No repertório do show estão obras do segundo álbum dos instrumentistas, “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã”, resultado da turnê realizada pela Europa, em 2011. A gravação conta com músicas inéditas de autoria do duo, composições do primeiro CD dos músicos, “Cordas ao Vento”, e interpretações de grandes nomes da música brasileira.

O trabalho anterior, “Cordas ao Vento”, lançado em 2010, mereceu destaque da crítica especializada e levou a dupla para apresentações em todo o Brasil e também no exterior, em países como Dinamarca, Macedônia, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. O CD tinha por objetivo a divulgação das composições do duo e da música brasileira em geral, já que os instrumentistas interpretam grandes mestres como Sivuca, Luperce Miranda, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth, entre outros.



Trajetórias de sucesso – Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, Alessandro Penezzi é violonista, compositor e arranjador, tendo trabalhado com artistas como Beth Carvalho, Yamandú Costa, Amélia Rabello, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto em Branco e Preto e Arismar do Espírito Santo. O músico possui três CDs solo – Abismo de Rosas (2001), Alessandro Penezzi (2006) e Sentindo (2008) –, além de Cordas ao Vento (2010) e “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã” (2011), em parceria com Alexandre Ribeiro.

Também paulista, nascido na cidade de São Simão, Alexandre Ribeiro é clarinetista desde os 12 anos de idade. No currículo do músico constam trabalhos com artistas como Paulo Moura, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Laércio de Freitas, Tom Zé, Jair Rodrigues e Aldir Blanc, mais as cantoras, Tereza Cristina, Fabiana Cozza e Dona Ivone Lara. Seus primeiros CDs são Cordas ao Vento (2010) e “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã” (2011), em parceria com Alessandro Penezzi.

Paralelamente aos espetáculos, os instrumentistas realizam oficinas de choro, violão e clarinete, levando a comunidades distantes o que aprenderam em suas trajetórias profissionais, num trabalho que transcende o simples repasse de técnicas musicais.



Serviço:

Espetáculo do duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro.

Data e horário: dia 25 de julho de 2012 (quarta-feira), às 20h30.

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário