terça-feira, 19 de junho de 2012

CAIXA Cultural / Rogério Gulin apresenta a viola brasileira em show solo





Rogério Gulin apresenta a viola brasileira em show solo




O músico paranaense faz parte dos grupos Terra Sonora, Viola Quebrada e Três de Paus





 A Série Solo Música apresenta a viola brasileira de Rogério Gulin, no dia 26 de junho, na CAIXA Cultural.  A Série, que conta com patrocínio anual da CAIXA, está no quinto de onze concertos previstos para 2012. Gulin apresenta um concerto solo de composições próprias.



A viola brasileira ou caipira foi valorizada nos últimos vinte anos, quando o instrumento passou a ser ensinado em conservatórios e a ocupar programações culturais de MPB, jazz e até de música erudita nos principais teatros do país. Músicos como Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Almir Sater, Paulo Freire, Braz da Viola, Fernando Deghi e Pereira da Viola tiveram papel preponderante neste fenômeno da viola, hoje considerada instrumento não apenas de música sertaneja.



Em Curitiba, Gulin foi fundamental para introduzir o instrumento em diversos shows da cidade, pois é uma espécie de símbolo da viola para os curitibanos. O produtor da série, Álvaro Collaço, destaca que o músico “conseguiu inserir a viola em universos distintos: o da música sertaneja de raiz com o Viola Quebrada, e o da “world music”, com o Terra Sonora”.



Violeiro e compositor:

Compositor, instrumentista, arranjador e pesquisador de música caipira, Rogério Gulin cursou violão clássico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Começou os estudos de viola caipira como autodidata até  que, em 1986, conheceu o "violeiro" Roberto Correa no Festival de Ouro Preto, com quem realizou vários cursos.



É professor do curso de “Viola Caipira e Prática de Conjunto” no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Em 2003 lançou o CD Tempestade, com composições de sua própria autoria. Faz parte dos grupos Terra Sonora, Viola Quebrada e Três de Paus. Com o Terra Sonora gravou cinco álbuns, sendo o último de composições de sua autoria, e com o Viola Quebrada gravou quatro CDs e o DVD “Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana” (2011).



 Solo Música:

A série Solo Música está em sua quarta temporada e é um projeto único no cenário curitibano. É caracterizada por uma diversidade de instrumentos, artistas e estilos musicais. Esse ano, promete concertos de música antiga, música indiana, jazz, música regional e de improvisação.



Programação 2012:



26/06 – Rogério Gulin - viola brasileira

31/07 – Carmelo de Los Santos - violino

28/08 – Vivabiancaluna Biffi (Itália) – viel e voz

25/09 – Ratnabali (Índia) – voz e harmônio

23/10 – Marília Giller – piano e teclados

27/11 – André Abujamra – voz, guitarra e efeitos

11/12 – Germán Diaz – viela de rosa e caixinha de música



Serviço:

Música: Série Solo Música – Rogério Gulin (viola caipira)

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 26 de junho de 2012

Hora: terça-feira 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h).

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário